Criado há pouco mais de duas décadas, o LinkedIn, plataforma de mídia social focada em negócios e emprego de propriedade da Microsoft, alcançou a marca de 75 milhões de usuários no Brasil. Do ponto de vista etário, o crescimento expressivo foi impulsionado pela Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012), cuja presença na plataforma saltou de 2,5% em 2010 para 40% em 2024. Na segunda posição de acesso está o grupo de Millennials (nascidos entre 1981 e 1996), que representam 51% dos usuários.
A representatividade da plataforma demonstra o potencial de divulgação estratégica tanto para jovens em busca de posições de trabalho, como de executivos, investidores, clientes e consumidores. Dentro de uma estratégia consistente de comunicação corporativa, trata-se de um importante canal de divulgação de iniciativas institucionais, garantindo a transparência de dados e informações, além de ser um importante meio para o fortalecimento de marcas empregadoras.
O crescimento das mídias sociais foi iniciado em 2020, durante a pandemia, direcionando os esforços das áreas de comunicação, marketing e recursos humanos, além das agências de comunicação corporativa, para as plataformas digitais para a comunicação institucional voltada aos públicos em geral, sobretudo, os colaboradores. O movimento criou a aproximação das pessoas com as empresas, além de ter aumentado significativamente o volume de perfis corporativos para que executivos considerados porta-vozes das empresas pudessem se aproximar dos colaboradores, estabelecendo diálogo humanizado entre as corporações e as pessoas.
O que nasceu de uma necessidade se tornou uma oportunidade consolidada. O acompanhamento de empresas de interesse de executivos via plataformas digitais se mantém aquecido. Estudo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) revela que a plataforma mais popular no ambiente corporativo é o LinkedIn, utilizado por 71% das empresas.
No LinkedIn, as ações têm como objetivo o fortalecimento de marca, alinhadas à estratégia macro de comunicação corporativa e que contribuam para os resultados, a partir de um planejamento de comunicação que inclui diversos canais e conteúdos, incluindo os perfis corporativos de executivos, com calendário de postagens e o mais importante: a interação com a audiência, a entrega de conteúdo rico e a humanização da mensagem corporativa a partir de uma persona ou um pequeno grupo capaz de reproduzir as mensagens-chave necessárias.
Outra estratégia de comunicação adotada é criação de peças ou filmes corporativos para que os colaboradores atuem como embaixadores da empresa em suas redes sociais, engajando a sua audiência para promover produtos e serviços. A iniciativa, além de gerar impacto positivo e promover a empresa, fortalece o orgulho de pertencer e, consequentemente, a marca empregadora.
Em uma estratégia de comunicação coesa é importante que todas as ações sejam integradas, de maneira que os conteúdos sejam devidamente pensados para causar impacto positivo, seja a partir do perfil oficial corporativo, via perfil dos porta-vozes oficiais ou dos próprios colaboradores.
Quer entender mais sobre como gerar conteúdo relevante no LinkedIn para fortalecer sua marca, promover serviços e produtos ou gerar impacto como marca empregadora? Conte com a Temp7!
público